Organizando o blog | Categorias

Hoje foi um domingo de preguiça e ao mesmo tempo de organização pessoal/mental. Eu finalmente consegui transformar mais de 30 categorias em 5! [pasme] E apesar de usar um método muito simples, consegui um bom resultado e estou muito feliz com isso. Então se você tem um blog e também precisa dar uma limpada nas categorias, seguem algumas dicas:

  1. Abra a sessão de categorias no seu blog e reescreva tudo em um caderno. Você não vai acreditar como isso facilita a visualizar tudo mais fácil. Aproveite a oportunidade pra usar uma das milhares de listas To do que você compra/imprime e nunca usa!
  2. Leia todos os itens e tente relacionar as categorias em grandes grupos. Ao contrário das tags, as categorias, podem ter uma hierarquia. Você pode ter uma categoria chamada MPB e nela haver categorias para Bossa Nova e Baião. Para facilitar relacionar as categorias, você pode ir grifando assuntos que parecem ser da mesma “família” na mesma cor. Tente usar no máximo 5 cores (ou formar 5 grandes grupos). Não se assuste se sobrar alguma categoria. Se isso acontecer vá para o próximo item.
  3. Forme uma família geral, para abranger as categorias que sobraram. Geralmente batizam essa família como ETC.
  4. Converta algumas das categorias em Tag. Se você usa o wordpress pode fazer isso sem instalar um plugin. Basta ir em Ferramentas > importar que lá  tem a opção Conversor de categorias e tags que é super fácil de usar.

Imagem retirada do pinterest. Sei que é bem geral essa referência, mas o link redireciona diretamente para essa imagem de 1948.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *